Seja bem-vindo. Hoje é
                                                                       Apresentação de nosso trabalho aqui na WEB:


Olá companheiro da WEB, meu nome: antonio carlos jacinto
aposentado - moro em volta grande MG  (terra do cineasta Humberto Mauro). 


Batizamos por nossa livre e espontanea vontade nossa cidade como: VOLTA GRANDE DE HUMBERTO MAURO, singela homenagem ao gênio e um dos precursores do cinema brasileiro. 
Procuramos conscientizar a importância de Humberto Mauro para Volta Grande, divulgando através de nosso cadinho sua obra.  A biografia do gênio fica um vazio sem Volta Grande, fica capenga ou seja sem a presença e o trabalho realizados aqui em sua terra natal no Estúdio Rancho Alegre. De sua terra saiu criança e voltou casado,  onde produziu toda série Brasilianas em seu estúdio. Tínhamos um programa na rádio comunitária da cidade entitulado: Almoçando com Você! onde procuramos valorizar o ser humano e resgatar o sentido de família para que não se desintegre esta importante célula da sociedade. E trabalhamos com afinco em nossa casa espirita onde temos diversas atividades sempre focando a paz, o equilibrio, a harmonia e combatendo com unhas e dentes os maus hábitos, as paixões, os vícios de todo jaez... a indisciplina mental... sedimentando nosso aprendizado nos ensinamentos de Jesus à luz do espiritismo. Seus ensinamentos agora ampliados, desenvolvidos pela espiritualidade superior. Temos um trabalho de evangelização junto às nossas crianças de dificuldade extrema da comunidade voltagrandense e estudamos a obra kardequiana, os livros psicografados de Chico Xavier. 
Que todas as religiões possam se confraternizar, se respeitarem, pautando a vida em um convívio salutar à sombra dos ensinamentos morais de Jesus. Enfim em prol do bem comum. É o que nos dá imensa satisfação e alegria sendo assim, agradecemos ao nosso Pai que está nos céus por essa dádiva. Fechando: Obrigado pela tua companhia! Que a luz  e as vibrações de nosso irmão maior envolvam nossos corações e que sejam de paz os nossos pensamentos! 


Almoçando com Você! foi um programa radiofônico, transmitido de segunda à sexta das 11:30 às 13 hs pela rádio comunitária da cidade de Volta Grande-MG, terra da chegada 30-04-1897 e partida 05-11-1983 do gênio do cinema brasileiro cineasta Humberto Mauro.
Nosso programa ficou no ar mais de 10 anos. Nossa rádio comunitária veio a paralizar suas atividades. Então, demos prosseguimento na internet para não perdermos o contato. Parabenizamos o aniversariante do dia, colocamos uma reflexão e divulgamos os estabelecimentos que nos apoiavam na rádio e nos apoiam por aqui também. Vez por outra, escrevemos alguma matéria sobre cinema e acontecimentos em nossa região.  Agradecemos o carinho e a consideração. 



Seja bem-vindo. Vamos entrando, puxe a cadeira, junta-se a nós, a mesa está posta,o café quente, sirva-se à vontade! Que os nossos pensamentos sejam de paz, luz e harmonia! Lembre-se meu irmão, minha irmã... temos sombras mas somos luz!
Obrigado pela tua companhia! Estamos em casa. Nossa sala virtual. Ponto de encontro dos que buscam valorizar o lado positivo da vida. Lembre-se: o mais importante aqui é você! Sua presença está registrada! Obrigado pela consideração. Vibrações fraternas e amigas.


Que o nosso dia seja de paz e que sejam de paz os nossos pensamentos.

Perguntaria o amigo da WEB: Qual a razão deste blog? Bem, através de nossa sala, e divulgando Humberto Mauro procuramos alavancar o turismo em nossa região para que todos nós fossemos beneficiados, oferecendo para nossos jovens trabalho, cultura e dignidade. Assim, oferecemos algo de concreto para que se afastem das drogas através pelo ócio dominante. Então divulgamos o cineasta que por sinal é pouco conhecido. Uma ingratidão que precisamos reparar. Como disse Elke Maravilha: Volta Grande pariu Humberto Mauro. Precisamos divulgar a obra para a presente geração e acima de tudo, reconhecimento da cidade ao seu filho mais ilustre. 

Nosso abraço para este bloco de cidades, vilas, lugarejos circunvizinhos:




-Recreio MG
-Abaíba
-São Martinho
-Providência
-Água-Viva
-Trimonte
-Volta Grande de Humberto Mauro MG
-Estrêla Dalva MG
-Valão Quente
-Caiapó
-Pirapetinga MG
-Sapucaia RJ
-Jamapará RJ
-Carmo RJ
-Duas Barras RJ
-Além Paraíba MG
-Fernando Lobo
-São Geraldo



VOLTA GRANDE DE HUMBERTO MAURO




Nosso blog assim como o lema da bandeira do estado de Minas, " liberdade ainda que tardia "diz o mesmo para HUMBERTO MAURO o gênio do cinema nacional, " reconhecimento ainda que tardio " , mas ainda assim, agasalhamos a certeza de que temos de Mauro na pátria espiritual o aval, ao verificar que os cidadãos de sua terra natal começam a entender e valorizar o legado de sua genialidade. Somente agora nossa terra começa a despertar e conhecer seu filho mais ilustre: Humberto de Almeida Mauro. 
Mauro através de seu talento, nos mostra a dignidade da vida. A transcendência da alma. A grandeza do ser. Nos mostra a importancia em procurarmos preservar esse patrimônio tendo como base estrutural a educação! As belas cachoeiras que Mauro carregaria em sua tela mental pra todo o sempre e imortalizaria em sua obra, onde declara que ((CINEMA É CACHOEIRA! ((HM)) mostrando para nós que sua arte é é vida é movimento! É dinamismo! E inicia então sua trajetória cinematográfica com um novo jeito de fazer cinema, nascendo aí o cinema novo no Brasil.  
Humberto Mauro nasceu na fazenda Cachoeira Alegre (hoje Fazenda São Sebastião) em 30-04-1897 e desencarnou em 05-11-1983 no Hospital Maternidade Irene Tavares Rocha, onde no Campo Santo de nossa cidade, repousa os restos mortais do gênio. 
A preocupação do pai Caetano Mauro com a educação dos filhos, leva a família para Cataguases. Assim Humberto chega na pré-adolescência naquela cidade, onde estuda, casa, inicia no cinema produzindo seis maravilhosas obras e depois vai para o Rio de Janeiro, onde junto com Roquete Pinto trabalham no INCE. Nesse interim, constrói em Volta Grande sua residência e o sonhado "Estúdios Rancho Alegre " ( homenageando a fazenda onde nascera Cachoeira Alegre) e, em explosão de genialidade inicia o cinema novo, educativo! Glauber Rocha o situa a altura de um Portinari, um Guimarães Rosa ou mesmo Villa Lobos. Esse é Humberto Mauro que Cataguases sempre valorizou ( e parabenizamos ), mas que agora, os cidadãos voltagrandenses, estão aprendendo a valorizar. 

                                     antonio carlos jacinto

.



CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS


CARRO DE BOI DENTRO DO ESTÚDIO RANCHO ALEGRE

Situado na região da Zona da Mata, o circuito compreende cidades que têm suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o Rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.
A região compreendida envolve as cidades de: Além Paraíba, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Volta Grande entre outras.
Um circuito por esses municípios é um interessante roteiro turístico denominado:
“CIRCUITO ÁREAS PROIBIDAS”.
Portanto, “ÁREAS PROIBIDAS” em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região

BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! CANAL YOU TUBE 
CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS